Assim como todos os itens da casa, o ESTOFADO também necessita de cuidados específicos como limpeza frequente e higienização adequada e aqui entra um ponto muito importante: não é só por estética que é preciso fazer a HIGIENIZAÇÃO DOS ESTOFADOS, é principalmente por uma questão de saúde e bem estar. As limpezas periódicas servem para preservar o ambiente livre de poeira e sujeiras do cotidiano, mas são principalmente responsáveis por manter o ambiente saudável, livrando os moradores de futuros problemas de saúde como alergias e até mesmo doenças de pele que são causadas pela aglomeração de fungos e bactérias que se acumulam na superfície com o tempo e não há como impedir que isso aconteça, o que se poder fazer é cuidar de tempos em tempos para que não se torne um problema maior.
Esteticamente falando, a importância da limpeza do estofado é vista a olho nu e causa um impacto logo a primeira vista, afinal os estofados ficam geralmente em local visível, e não é nem um pouco agradável aquelas manchas de sujeira que se espalham pelo ESTOFADO, deixando uma aparência horrível, fazendo com que as pessoas tenham certo receio de utilizar por acharem que há certo relaxamento em relação à limpeza.
A saúde também está em jogo!
Como citamos em outras postagens aqui no Blog da Perfecte & Clean, que você pode conferir clicando aí ao lado, a principal função da HIGIENIZAÇÃO DE ESTOFADOS é a manutenção da saúde dos moradores da casa ou apartamento. Esse tipo de prática é importante para proteger contra agentes nocivos causadores de alergias, doenças de pele e até mesmo nos olhos. Lugares que possuem animais, idosos e crianças devem ter cuidado redobrado e fazer a HIGIENIZAÇÃO de forma periódica, pois animais espalham com maior facilidade esse tipo de agente e crianças e idosos são mais vulneráveis a problemas respiratórios e de pele como os citados.
Para ESTOFADOS com pouco uso, recomenda-se fazer a HIGIENIZAÇÃO de 6 (seis) em 6 (seis) meses, porém em lugares com uso maior ou que haja a presença de crianças e idosos esse período deve ser observado com maior cuidado, podendo ser recomendado faze-lo de 3 em 3 meses.